PICO

Geografia
Desenvolvendo-se em torno do vulcão, com 2351 metros de altitude, que lhe dá o nome, a ilha do Pico tem uma forma oblonga – 42 Km de comprimento e 15,2 de largura – e a superfície total de 447 Km². Um planalto com cones vulcânicos secundários termina junto do mar em altas falésias enquanto a área mais baixa, a oeste, tem declives moderados. Está situada a 28º 20′ de longitude oeste e a 38º 30′ de latitude norte.

História
Após o lançamento de gado na primeira metade do século XV, o seu povoamento iniciou-se cerca de 1460 com naturais do Norte de Portugal, após escala na Terceira e na Graciosa. O seu primeiro capitão donatário foi Alvaro de Ornelas, que não chegou a tomar posse efetiva da Ilha, pelo que veio a ser incorporada na capitania do Faial. Cedo tem nas Lages a sua primeira vila, a que se segue a de São Roque, em 1542.

Inicialmente voltada para a cultura do trigo e um pouco para a exploração do pastel, planta tintureira exportada para a Flandres, por influência da vizinha ilha do Faial, em breve a população dedica-se também à cultura da vinha e à pesca. Segue-se um largo período praticamente à margem da história, interrompido no século XVIII por importantes erupções vulcânicas. Em 1723 a Madalena é elevada a vila.

Confirmando a sua importância econômica como porto de ligação com o Faial, por onde se realiza o comércio com o exterior, e também como local de residência dos proprietários dos imensos vinhedos da zona, já então produtora de vinho. À custa de árduo labor os campos de lava transformam-se em pomares e vinhedos. O verdelho do Pico tem, durante mais de duas centenas de anos, fama internacional, sendo apreciado em vários países, nomeadamente na Inglaterra, Américas e Rússia, onde chegava à mesa dos czares. O ataque do oídium, em meados do século XIX, destrói as vinhas. A recuperação é lenta e faz-se à base de novos bacelos. A presença dos baleei os americanos nas águas dos Açores desde o final do século XVIII introduz um novo pólo de atividade na ilha – a caça do cachalote – que apresentou, durante anos uma importante fonte de riqueza para a ilha.

O Pico é, nos dias de hoje, uma ilha que conhece um surto de desenvolvimento econômico, tornado possível com a instalação de novos portos e do aeroporto, recentemente inaugurado.