A Festa é um culto ao Espírito Santo, em suas diversas manifestações, é uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo popular. A origem remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes coletivos designados de Bodo aos Pobres com distribuição de comida e esmolas. Tradição que ainda se cumpre em algumas regiões de Portugal.
Tudo leva a crer que o culto pelo Divino Espírito Santo, no arquipélago dos Açores, date de seu povoamento e assim procuramos sempre manter a tradição Açoriana em nossa Casa dos Açores, realizando a nossa Festa do Divino Espírito Santo da Casa dos Açores do Rio de Janeiro é sempre realizada em toda a 6ª semana após a Páscoa e todos os dias acontece a reza do terço, em devoção ao Divino na nossa Casa dos Açores.
No domingo é realizada a procissão partindo de nossa sede para a Igreja de São Francisco Xavier, onde é realizada a missa e a coroação das crianças. Na volta a nossa sede, acontece a benção de massa sovada que é depois distribuída para todos os presentes, acompanhado de vinho e refrigerantes.
Em nossa procissão estão sempre presentes as coroas e bandeiras de nossas irmandades co-irmãs de Vila Isabel, Catumbi, Encantado, Engenhoca, Olinda e Outeiro