CMCA

História

Num dos intervalos do IV Congresso das Comunidades, realizado na Horta em 1996, alguns dirigentes de Casas dos Açores, entre os quais, Miguel Loureiro (Casa dos Açores de Lisboa), Emília Mendonça (Casa dos Açores da Nova Inglaterra), Alfredo Ponte (Casa dos Açores do Quebeque), Ruben Santos (Casa dos Açores no Algarve) e José Tavares Rebelo (Casa dos Açores do Norte), em conversa amena e informal, debateram a necessidade de as Casas dos Açores se reunirem com maior frequência e não só durante a realização de congressos ou outros encontros promovidos pelo Governo Regional.

Em 15 de Junho de 1996, a Casa dos Açores do Norte organizou no Porto, por ocasião da Festa do Espírito Santo, um Colóquio intitulado “Para que serve uma Casa dos Açores?”.

Foi durante este Colóquio que João Pacheco, na altura Presidente da Casa dos Açores da Nova Inglaterra, lançou, pela primeira vez, a ideia da “criação duma associação formada por todas as Casas dos Açores”. Associação que, na opinião daquele dirigente, “poderia abrir caminho em busca de soluções melhores”. Também Alfredo Ponte, dirigente da Casa dos Açores do Quebeque, afirmou na altura que as Casas dos Açores “precisavam de contatos maiores com os Açores e mesmo com as experiências de outras Casas dos Açores”.

Em 7 e 8 de Junho de 1997, a Casa dos Açores da Nova Inglaterra, com o apoio da Direção Regional das Comunidades, organizou em New Bedford, o 1º Encontro das Casas dos Açores, que reuniu, pela primeira vez na história, todas as Casas dos Açores do mundo. Durante esse encontro foram aprovadas na generalidade, as bases para a constituição dum organismo mundial, apresentadas pela Casa dos Açores do Norte.

Em 13 de Novembro de 1997 foi criado, finalmente, na cidade da Horta, o Conselho Mundial das Casas dos Açores, durante a realização da 1ª Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores (CMCA). Nesta data foram definidas as principais decisões do CMCA:

1) Realizar de 4 em 4 anos as Assembleias Gerais no Arquipélago dos Açores sob a presidência de uma das Casas dos Açores do território continental Português.

2) Criação da Medalha de Mérito CMCA/ALRA, destinada a ser atribuída, anualmente, a açorianos que se tenham distinguido na área de influência de cada uma das Casas dos Açores.

3) Atribuição anual da menção “Produto Açoriano de Qualidade”, a um produto da indústria da Região.

4) Foi aprovada na VI Assembleia Geral, a criação de um site do CMCA, o qual, por motivos práticos e logísticos, fica sob responsabilidade das 3 Casas dos Açores do continente português (Lisboa, Norte e Algarve), mas pertencendo a todas as Casas integrantes do Conselho.

 

new_logo_CMCA
Site Oficial do CMCA: casasdosacores.org

 

CMCA na Casa dos Açores do Rio de Janeiro

Em setembro de 2011, o CMCA foi realizado fora do Arquipélago dos Açores e a Casa dos Açores do Rio de Janeiro foi a responsável pela realização do evento que foi considerado por todos os participantes um enorme sucesso.

Veja através dos links abaixo tudo que aconteceu no CMCA 2011:
1º dia: Ata de Reunião do CMCA 2011 
2º dia: Ata de Reunião do CMCA 2011 
3º dia: Ata de Reunião do CMCA 2011